Procurar

Sim, os homens também têm cancro da mama. Casal dá lição ao mundo

Uma história rara que pretende servir de lição.

Sim, os homens também têm cancro da mama. Casal dá lição ao mundo

© Huffington Post

Notícias Ao Minuto
13/10/2015 13:48 ‧ há 9 anos por Notícias Ao Minuto

Mundo

Raro

Para muitos a história que se segue pode soar a inédito, mas não o é. E é precisamente por isso que os seus protagonistas querem contá-la para poder servir de exemplo e evitar que outras pessoas corram o risco de morrer por falta de conhecimento.

Meg e Gerard Campion são um casal e sofrem os dois de cancro na mama, doença que combatem há dez anos. Hoje, usam a sua história para angariar fundos para a doença, sobretudo no que aos homens diz respeito, conta o Huffington Post.

Gerard foi o primeiro a ser diagnosticado com a doença, em 2006.

"Foi obviamente chocante. O meu primeiro pensamento foi 'Ele não deveria ter isto. Eu é que devia'", conta a mulher.

Três anos depois de o marido ter conseguido, com sucesso, livrar-se do cancro com recurso a quimioterapia e tratamentos cirúrgicos, foi a vez de a mulher descobrir que tinha um cancro ainda em fase inicial, que conseguiu também combater com sucesso.

Contudo, em 2011, quando o casal pensava já ter vencido a doença, Gerard descobriu que o cancro tinha voltado e desta vez tinha-se espalhado pelos ossos e já sem cura. Mas a confiança mantém-se: "Não é curável, mas é controlável", refere.

Em vez de deixar a doença apoderar-se deles, Meg e Gerard estão a trabalhar para a divulgar. Sobretudo no caso dos homens, em que o cancro da mama é extremamente raro.

“Oitenta por cento dos homens não tem noção de que podem contrair cancro da mama. Se isto ajudar a prevenir uma família de perder um pai ou um marido, é por isso que o fazemos", afirma Meg.

O seu trabalho tem tido tanta repercussão que o governador do Connecticut designou a terceira semana de outubro como a 'Semana de Consciencialização ao Cancro da Mama no Homem". O casal quer continuar a promover o seu trabalho e chegar cada vez a mais famílias.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10