Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Ministro diz que ataque à embaixada da Rússia foi "atentado terrorista"

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, afirmou que o ataque de hoje contra a embaixada da Rússia na capital síria foi "um atentado terrorista" que visa "assustar" quem combate o terrorismo internacional.

Ministro diz que ataque à embaixada da Rússia foi "atentado terrorista"
Notícias ao Minuto

12:17 - 13/10/15 por Lusa

Mundo Síria

"É evidente que foi um ataque terrorista para assustar os partidários da luta antiterrorista e os impedir de vencer os extremistas", disse Lavrov, numa conferência de imprensa em Moscovo.

O ministro acrescentou que as autoridades russas vão trabalhar com as sírias para determinar a autoria do ataque, que ocorreu quando decorria nas imediações da representação diplomática uma manifestação a favor da intervenção russa na Síria.

Lavrov, que hoje se vai reunir com o enviado especial da ONU à Síria, Staffan di Mistura, saudou os esforços do diplomata e reiterou que a Rússia "apoia ativamente" a abertura de um processo de resolução política do conflito e que está "a ajudar para superar os obstáculos colocados por alguns países".

O ministro reiterou por outro lado a sua satisfação por "a Rússia e os Estados Unidos terem conseguido elaborar um mecanismo para evitar incidentes indesejados" nos céus da Síria, mas disse-se "dececionado" que não tenham dado "o passo seguinte": "a coordenação real de todas as forças que lutam contra o terrorismo no território sírio".

A Rússia lançou a 30 de setembro uma campanha de bombardeamentos na Síria contra posições do grupo extremista Estado Islâmico, mas os Estados Unidos e aliados europeus acusam Moscovo de estar a tentar reforçar Bashar al-Assad, atacando grupos da oposição síria considerados moderados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório