Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Curdos obrigam civis a abandonar casas na Síria

A Amnistia Internacional (AI) acusou hoje os dirigentes da zona curda da Síria de obrigarem milhares de civis a abandonarem as suas casas nas zonas por si controladas.

Curdos obrigam civis a abandonar casas na Síria
Notícias ao Minuto

08:24 - 13/10/15 por Lusa

Mundo Amnistia Internacional

Em comunicado, a Amnistia Internacional disse que uma equipa de investigadores daquela organização não-governamental enviada ao norte da Síria testemunhou uma onda de demolições e abandonos forçados de aldeias inteiras, realizadas pela administração autónoma curda, que é liderada pelo Partido da União Democrática.

Aquelas ações acontecem, segundo a AI, por causa de simpatia ou ligação de alguns residentes ao grupo extremista Estado Islâmico ou a outras organizações armadas.

A AI recordou que a administração autónoma curda é um dos principais aliados da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico na Síria.

Um consultor da AI, Lama Fakih, disse que a organização não-governamental recolheu "provas claras de uma campanha liderada e coordenada para punir coletivamente civis das aldeias, que foram capturados pelo grupo Estado Islâmico ou onde havia uma pequena minoria suspeita de apoiar o grupo".

Alguns civis disseram aos investigadores da AI que foram ameaçados com bombardeamentos da coligação internacional, a menos que deixassem as suas casas.

A equipa da AI visitou catorze lugares na área controlada pelos curdos no norte da Síria, entre julho e agosto.

Segundo a organização não-governamental, o Partido da União Democrática justificou o abandono forçado de civis das suas casas por razões de segurança e por necessidades militares.

Para a AI, é "crucial que a coligação liderada pelos Estados Unidos se coordenem militarmente com a administração autónoma curda e não ignore os abusos".

A maioria dos civis afetados por aquelas práticas ilegais são árabes e turcomanos e alguns cidadãos de etnia curda, acrescentou a AI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório