Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

O mito cai por terra. As formigas são tão preguiçosas como nós

As histórias infantis sobre o lado trabalhador e esforçado das formigas não passaram de incentivos a quem crescia a ouvi-las.

O mito cai por terra. As formigas são tão preguiçosas como nós
Notícias ao Minuto

18:34 - 08/10/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

Em 1934, a fábula do escritor Jean La Fontaine, ‘A cigarra e a formiga’, contava a história de uma cigarra que cantava no verão enquanto a formiga trabalhava o ano inteiro, tornando-se assim arquétipo de um perfil trabalhador e empenhado, servindo de exemplo aos mais novos.

Agora, as conclusões de um estudo feito pelos investigadores da universidade de Tucson, EUA, e publicado na revista R&D, deixa cair por terra o mito da formiga como exemplo do trabalho árduo. Estes investigadores afirmam que a preguiça também existe nas colónias.

Foram identificadas e observadas 250 formigas, distribuídas por cinco colónias artificiais diferentes. “Quando começamos a investigar as sociedades compostas por insetos, percebemos que estas também têm os seus problemas: metade delas estão apenas a andar de um lado para o outro enquanto as outras fazem todo o trabalho”, conta o responsável pela investigação, Daniel Charbonneau.

No entanto, a explicação pode assemelhar-se aos casos humanos. “Penso que a explicação mais comum seja que estas formigas servem para substituir outras que entretanto morrem ou então só começam a trabalhar quando o volume de trabalho dentro da colónia aumenta.

“É também possível que as formigas inativas estejam a ser egoístas e evitem as tarefas mais perigosas enquanto usam os recursos da colónia para investir na sua reprodução”, conclui o investigador norte-americano.

O estudo pode ser lido na íntegra aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório