Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Damasco lança grande operação terrestre com apoio aéreo da Rússia

O exército sírio lançou hoje uma grande operação terrestre na província de Hama, na região centro da Síria, com o apoio da aviação russa, indicou uma fonte militar do regime de Damasco.

Damasco lança grande operação terrestre com apoio aéreo da Rússia
Notícias ao Minuto

14:45 - 07/10/15 por Lusa

Mundo Síria

"O exército sírio e os seus aliados iniciaram uma grande operação terrestre no norte da província de Hama com o apoio da aviação russa", afirmou a fonte militar síria.

Momentos antes deste anúncio, o Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em Moscovo que a força aérea russa ia apoiar o exército de Damasco na sua ofensiva terrestre contra o grupo extremista sunita Estado Islâmico (EI).

As próximas operações militares russas na Síria "vão ser sincronizadas com as operações terrestres do exército sírio, e a força aérea russa vai apoiar de forma eficaz a ofensiva do exército sírio", disse Putin, durante um encontro com o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, que foi transmitido pela televisão russa.

No mesmo encontro, Vladimir Putin referiu que a Rússia atingiu um total de 112 alvos desde o início da sua intervenção militar no território sírio, a 30 de setembro, saudando ainda a intensificação dos ataques.

"Sabemos até que ponto as operações deste género são complicadas. E é certo que é ainda demasiado cedo para tirarmos conclusões, mas o que está a ser feito até agora merece uma boa avaliação", disse o chefe de Estado russo.

No encontro com Putin, Serguei Shoigu precisou que quatro navios de guerra russos dispararam 26 mísseis de cruzeiro contra alvos do EI na Síria.

"Em apoio da força aérea, quatro navios russos da frota do Cáspio dispararam 26 mísseis de cruzeiro contra 11 alvos. Todos os alvos foram destruídos", declarou o titular da pasta da Defesa, sem especificar de onde os navios de guerra realizaram os ataques.

Desde que a aviação russa iniciou na semana passada os bombardeamentos em território sírio, Moscovo tem insistido que as suas ações são dirigidas contra todas as organizações terroristas que operam na Síria e não apenas contra os 'jihadistas', que controlam vastas áreas no leste e na zona norte do território sírio.

Várias vozes internacionais afirmam que os ataques russos não estão apenas a atingir posições dos 'jihadistas', mas também estão a visar alvos civis e a oposição moderada que luta contra o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório