Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Hezbollah responsabiliza Arábia Saudita pelo "caos" no Médio Oriente

O líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, responsabilizou a Arábia Saudita pelos "caos" no Médio Oriente e acusou o 'wahhabismo', o movimento sunita ultraconservador dominante na monarquia saudita, de constituir uma ameaça para a região.

Hezbollah responsabiliza Arábia Saudita pelo "caos" no Médio Oriente
Notícias ao Minuto

12:25 - 07/10/15 por Lusa

Mundo Conflito

"A Arábia Saudita é responsável pelas mortes e pelo caos na nossa região. Desde a sua criação, como desde a [criação] de Israel, o seu papel tem sido servir os interesses dos Estados Unidos", afirmou Nasrallah, num discurso proferido na terça-feira e noticiado hoje pelo jornal Al-Akhbar.

Nasrallah, que discursava por ocasião do início do primeiro mês do ano muçulmano ('Muharram'), acusou também Riade de ter lutado contra o Hezbollah na guerra de 2006 entre o movimento a Israel.

"Não devemos esquecer que o nosso inimigo é Israel, mas a ameaça existencial na região é o 'wahhabismo' que está a espalhar-se por todo o mundo", disse.

"Os 'takfiris' e os 'wahhabis' não são sunitas, mas apenas uma pequena parte da nação muçulmana", prosseguiu, referindo-se tanto aos grupos 'jihadistas' como aos grupos terroristas de inspiração islâmica.

As milícias do Hezbollah combatem na Síria ao lado do exército de Bashar al-Assad. A Arábia Saudita, por seu lado, apoia vários grupos rebeldes que pretendem pôr fim ao regime.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório