Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Rússia admite coordenar ataques com Estados Unidos

A Rússia admite aceitar a proposta dos Estados Unidos para uma coordenação dos ataques militares de Moscovo na Síria com os da coligação liderada por Washington, disse hoje o porta-voz do Ministério da Defesa russo.

Rússia admite coordenar ataques com Estados Unidos
Notícias ao Minuto

08:08 - 07/10/15 por Lusa

Mundo Síria

"O Ministério da Defesa russo respondeu aos pedidos do Pentágono e está a examinar em profundidade as propostas norte-americanas para as operações de coordenação (...) contra o grupo terrorista estado islâmico em território sírio", disse Igor Konashenkov, citado pela agência oficial russa.

"No geral, estas propostas podem ser implementadas", acrescentou.

Entretanto, aviões de guerra russos voltaram a fazer "intensos" ataques a duas províncias sírias, disse hoje o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Aviões "que se acredita serem russos" atingiram pelo menos quatro localizações na província central de Hama e três localizações na província de Idlib, no noroeste do país, de acordo com o Observatório.

A organização não tinha ainda dados relativos a vítimas do ataque, que aconteceu durante a noite e de madrugada, e que classificou como "mais intenso do que o habitual".

"Pela primeira vez, os ataques foram acompanhados de combate no terreno entre as forças do regime e os rebeldes", disse o diretor do Observatório, Rami Abdel Rahman.

As duas províncias já tinham sido fortemente atingidas por ataques russos na semana passada, com Moscovo a afirmar que o alvo era o grupo estado islâmico.

Os rebeldes sírios e os seus apoiantes acusam a Rússia de atingir várias forças da oposição, incluindo grupos moderados, e não apenas o autoproclamado estado islâmico.

Na terça-feira à noite, o Ministério da Defesa russo disse que levou a cabo ataques aéreos a 12 alvos do estado islâmico durante o dia, incluindo em torno da cidade de Deir Ezzor e nas províncias de Damasco, Idlib e Latakia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório