Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Governo do Canadá reafirma oposição ao uso do véu islâmico

O Governo do Canadá reafirmou hoje a sua oposição ao uso do 'niqab' em cerimónias de juramento de cidadania, após um tribunal de justiça ter aprovado a petição de uma mulher muçulmana para usar o véu islâmico.

Governo do Canadá reafirma oposição ao uso do véu islâmico
Notícias ao Minuto

17:33 - 06/10/15 por Lusa

Mundo Cerimónia

O Governo canadiano tinha solicitado aos tribunais para suspenderem a execução de várias sentenças que autorizam a uso do véu islâmico a Zunera Ishaq, uma muçulmana que pretende participar na sua cerimónia de juramento da cidadania cobrindo o rosto com o 'niqab'.

O Tribunal federal de justiça rejeitou ontem o requerimento do Governo do primeiro-ministro Stephen Harper.

Hoje, Ishaq manifestou a sua satisfação pela decisão do tribunal, mas acrescentou estar "dececionada com a atenção do Governo" ao seu caso e "quando neste momento há muitas outras coisas que merecem a atenção dos canadianos".

O primeiro-ministro e líder do Partido Conservador assinalou que caso seja reeleito nas legislativas de 19 de outubro apresentará um projeto-lei para impedir o uso do 'niqab' nas cerimónias de cidadania.

Harper reafirmou hoje durante uma iniciativa eleitoral o desejo de proibir o véu islâmico, ao considerar que o seu uso no decurso das cerimónias de cidadania contraria os valores dos canadianos.

O uso do 'niqab' nesta cerimónia oficial converteu-se num dos temas mais controversos da campanha eleitoral no Canadá, apesar de apenas duas mulheres, incluindo Ishaq, terem solicitado a sua utilização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório