Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Turquia adverte a Rússia sobre o fim das suas "boas relações"

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, advertiu hoje que as violações do espaço aéreo turco por aviões militares russos podem prejudicar as "boas relações" entre os dois países e inclusive comprometê-las.

Turquia adverte a Rússia sobre o fim das suas "boas relações"
Notícias ao Minuto

15:09 - 06/10/15 por Lusa

Mundo Presidentes

"São óbvias as nossas boas relações com a Rússia. Mas poderão ser perdidas. Se a Rússia perder a Turquia, perderá muito", declarou o chefe de Estado, durante uma conferência de imprensa em Bruxelas, segundo referiram diversos media turcos.

"A NATO emitiu um duro ultimato. Não podemos tolerá-lo [as violações do espaço aéreo]. É algo que vai para além dos princípios da NATO", declarou.

A NATO, que inclui a Turquia, e o Governo turco informaram que no sábado e no domingo aviões militares russos entraram brevemente no espaço aéreo turco.

Neste contexto, o exército turco afirmou que F-16 da aviação turca voltaram a ser hoje alvo de uma nova "perseguição" por parte de um MIG-29 não identificado na fronteira turco-síria.

Este incidente ocorre na sequência de uma série de violações do espaço turco por aviões de combate russos no fim de semana, originando tensões entre a Rússia, que se envolveu militarmente na Síria desde há uma semana, e a Turquia.

Ancara convocou por duas ocasiões o embaixador russo para lhe pedir explicações e a NATO considerou que estas incursões não foram acidentais, como Moscovo justificou em pelo menos um dos casos. O Governo turco já advertiu que tomará todas as medidas para evitar novas violações do seu território.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório