Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

México envia missão de apoio à Guatemala após deslizamento de terras

O México enviou uma missão de apoio à Guatemala, para ajudar nas buscas na sequência do deslizamento de terras ocorrido na quinta-feira, que segundo o mais recente balanço causou pelo menos 85 mortos.

México envia missão de apoio à Guatemala após deslizamento de terras
Notícias ao Minuto

11:30 - 04/10/15 por Lusa

Mundo Ajuda

O Presidente do México, Enrique Peña Nieto, pediu ao ministro do Interior, Miguel Ángel Osorio, para enviar ajuda humanitária para a zona afetada da Guatemala pelo deslizamento de terras de 01 de outubro, informaram hoje fontes governamentais citadas pela agência Efe.

Devido à emergência causada pela avalanche no município de Santa Catarina Pinula, "a que o Governo do México deu pontual apoio através da sua embaixada na Guatemala", Osorio encarregou a Coordenação Nacional de Proteção Civil de coordenar a missão de apoio.

"Vão participar na missão 12 elementos da Secretaria da Defesa Nacional, 11 da Secretaria da Marinha do México, 32 da Polícia Federal, um funcionário dos Negócios Estrangeiros e oito da Coordenação Nacional de Proteção Civil, apoiados por 16 pares de cães pertencentes à Secretaria da Marinha e Polícia Federal", disseram em comunicado conjunto os ministérios do Interior e Negócios Estrangeiros.

A missão mexicana partiu no sábado para a Guatemala e chega hoje ao destino para apoiar nos trabalhos de resgate.

Esta é a primeira ajuda internacional que o país centro-americano recebe desde que na quinta-feira ocorreu o deslizamento de terras em El Cambray II, do município de Santa Catarina Pinula, a escassos 20 quilómetros da capital.

As buscas, entretanto suspensas por motivos de segurança, vão ser retomadas pelas 06:00 locais (13:00 em Lisboa) de hoje.

As autoridades de socorro da Guatemala elevaram hoje a 85 o número de mortos e mantiveram em cerca de 350 os desaparecidos na sequência do deslizamento de terras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório