Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Carne de cavalo confirmada em lasanhas norueguesas

O maior retalhista alimentar norueguês, o NorgesGruppen, confirmou esta sexta-feira que detectou carne de cavalo nas lasanhas congeladas vendidas nas suas lojas, o primeiro caso confirmado neste país.

Carne de cavalo confirmada em lasanhas norueguesas
Notícias ao Minuto

14:35 - 15/02/13 por Lusa

Mundo Refeições

"O NorgesGruppen teve hoje a confirmação de que as lasanhas (da marca First Price) contêm carne de cavalo", afirmou a empresa num comunicado.

Esta descoberta confirma a dimensão do escândalo em toda a Europa, depois da agência francesa antifraude ter anunciado, na quinta-feira que estão em causa 750 toneladas de carne usadas em 4,5 milhões de refeições pré-cozinhadas vendidas em 13 países europeus.

Foram detectados produtos fraudulentos no Reino Unido, Alemanha, Suíça e França, onde está sediada a empresa Spanghero, que está no centro da polémica.

"A NorgesGruppen retirou imediatamente as lasanhas First Price das prateleiras das suas lojas no final da semana passada, quando surgiram as primeiras suspeitas sobre a utilização de carne de cavalo na produção alimentar europeia", acrescentou o grupo no seu comunicado.

O NorgesGruppen lidera a grande distribuição na Noruega e possui várias marcas como a Kiwi, Meny, Joker e Spar.

Em Portugal, marcas como a Iglo e a Nestlé, bem como empresas de distribuição como a Lidl e a Jerónimo Martins já disseram que reforçaram o controlo sobre os seus produtos, não tendo detectado carne de cavalo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório