Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Deficientes podem ser proibidos de escalar Evereste. Conheça quem o fez

Conheça as histórias de quem subiu a montanha mais alta do mundo apesar das suas limitações físicas.

Deficientes podem ser proibidos de escalar Evereste. Conheça quem o fez
Notícias ao Minuto

10:50 - 30/09/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nepal

O Nepal quer proibir a subida ao monte Evereste a pessoas com deficiências físicas, alpinistas amadores, pessoas com mais de 75 anos ou menos de 18.

“Pensamos que não devemos emitir autorizações a pessoas que não conseguem ver ou andar ou que não tenham armas”, disse ontem o chefe do departamento turístico do país, Govinda Karki.

“Escalar o Evereste não é uma brincadeira. Não é uma questão de discriminação – como se pode escalar sem pernas?”, questionou.

Em resposta, o jornal Metro publica hoje sete histórias de quem conseguiu superar o desafio que este homem considera impossível.

Erik Weihenmayer

Cego, subiu a montanha mais alta do mundo em 2001, com ajuda dos amigos que lhe gritavam em que direção seguir. Em 2008 completou os Sete Cumes - as montanhas mais altas de cada continente. É um dos fundadores da organização No Barriers (sem barreiras) que ajuda pessoas com problemas físicos a concretizar objetivos pessoais.

Arunima Sinha

Foi a primeira mulher amputada a escalar o Evereste, aos 26 anos, dois anos depois de ter perdido uma perna ao ser atropelada por um comboio. Foi atirada para a linha por um ladrão que lhe tentou tirar um colar de ouro.

Mark Inglis

Este alpinista perdeu as duas pernas devido a queimaduras de frio, mas isso não o impediu de escalar o Evereste em 2006, com 47 anos.

Rob Hill

Escalou o Evereste cinco vezes, uma das quais esteve desaparecido e foi dado como morto. Apesar de sofrer da doença de Crohn, uma doença inflamatória intestinal que afeta o sistema digestivo, também completou o desafio dos Sete Cumes.

Lori Schneider

Com 53 anos e uma década depois de lhe ter sido diagnosticar esclerose múltipla, esta professora norte-americana completou os Sete Cumes ao escalar o Evereste.

Paul Hockey

Este australiano perdeu o braço nas primeiras semanas de vida devido a um cancro, mas isso não o impediu de escalar a montanha com 8.848 metros em 2008. As 42 pedras do Evereste que levou consigo para casa foram leiloadas para angariar dinheiro para a investigação contra o cancro infantil.

Tom Whittaker

Tom perdeu o seu pé direito num acidente de carro, com então 19 anos. Foi a primeira pessoa com qualquer tipo de limitação física a chegar ao topo do Evereste, em 1998, depois de duas tentativas falhadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório