Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Candidato independentista da CUP diz "Adeus" ao Estado espanhol

O candidato da CUP (Candidatura de Unidade Popular, esquerda radical independentista), Antonio Baños, disse hoje "adeus" ao Estado espanhol, numa mensagem divulgada após as primeiras sondagens darem a vitória às duas formações que querem a independência da Catalunha.

Candidato independentista da CUP diz "Adeus" ao Estado espanhol
Notícias ao Minuto

20:53 - 27/09/15 por Lusa

Mundo Catalunha

Na sua conta no Twitter, Antonio Baños escreveu: "Dedicado ao Estado espanhol. Sem rancores, adeus", acompanhando o "post" com um vídeo de uma banda humorística, Los Ronaldos, em que o grupo canta a canção "Adiós Papá".

Uma sondagem à boca das urnas divulgada pela televisão catalã, a TV3, indica que a principal plataforma independentista, a Junts pel Sí, do presidente Artur Mas, poderá obter entre 63 e 66 deputados. A outra formação independentista, a CUP, poderá obter entre 11 e 13 deputados regionais, pelo que um acordo entre as duas poderá dar a maioria absoluta (68 deputados) no parlamento regional.

A Junts pel Sí afirmou na campanha que lançaria o processo de declaração de independência - negociando ao longo de 18 meses - se os partidos que defendem esta via obtivessem a maioria absoluta no parlamento regional, como as sondagens indicam.

De acordo com a lei eleitoral espanhola para as eleições autonómicas, depois de eleitos os deputados regionais, estes reúnem-se em sessão plenária para escolher um novo presidente regional, que pode ser proposto pelas várias formações.

De acordo com a mesma sondagem, o Ciudadanos obterá entre 19 e 21 assentos no parlamento, o Partido Socialista da Catalunha entre 14 e 16 deputados e o Catalunya Si que es pot (apoiada pelo Podemos) ficar-se-á pelos 12 a 14 deputados. O PP catalão poderá obter entre 9 e 11 deputados.

Com 11% dos votos escrutinados, a Junts segue com 64 deputados, o Ciudadanos com 23, o PSC com 18, o PP com 11, a Catalunya Si que es pot com 10 e a CUP com nove.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório