Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

O pequeno Aylan é capa do polémico Charlie Hebdo

O jornal satírico francês foi palco de um violento massacre a 7 de janeiro deste ano.

O pequeno Aylan é capa do polémico Charlie Hebdo
Notícias ao Minuto

10:44 - 15/09/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Imprensa

O menino de três anos sírio cuja morte chamou a atenção do mundo para a condição de muitos refugiados é tema da edição mais recente do Charlie Hebdo. E como já é habitual com o jornal satírico francês, está a causar polémica.

Na capa (imagem à esquerda) é possível ver o título “Boas vindas aos refugiados!”. Mais abaixo, o desenho do corpo do rapaz deitado na praia é acompanhada de um outro desenho, um palhaço de uma conhecida marca de fast-food, e é acompanhado pela mensagem “menu infantil dois pelo preço de um”. Mas esta não é a única vez em que Aylan é assunto.

O Charlie Hebdo, que se celebrizou por não ter hesitado em publicar fotos do profeta Maomé, algo usado como justificação para o ataque terrorista à redação do jornal, também não deixou Jesus Cristo de fora da equação.

No desenho (imagem à direita) vemos Jesus Cristo a andar sobre as águas, em alusão a um episódio bíblico, e a afirmar que “os cristãos andam sobre as águas” enquanto “as crianças muçulmanas afogam-se”.

Nas redes sociais, nomeadamente no Twitter, onde as imagens têm circulado, há críticas ao Charlie Hebdo. Mas há também quem realce que o trabalho dos cartoonistas passa também por expor algumas reações entre europeus à chegada em massa de refugiados ao continente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório