Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Áustria garante que não abandona os refugiados que estão a chegar

O chanceler federal austríaco, Werner Faymann, afirmou hoje que os refugiados que estão a caminho da fronteira com a Áustria não serão abandonados, noticiou a agência APA.

Áustria garante que não abandona os refugiados que estão a chegar
Notícias ao Minuto

23:00 - 04/09/15 por Lusa

Mundo Werner Faymann

"Não vamos deixar abandonados essas pessoas nesta situação de necessidade", afirmou uma porta-voz de Faymann a esta agência noticiosa da república alpina.

Acrescentou que Viena vai coordenar as suas posições com a Alemanha e que o chefe do governo austríaco vai ter no sábado uma conversa telefónica com o seu homólogo húngaro, Viktor Orbán.

O Ministério do Interior austríaco indicou que já está em contacto com organizações de ajuda para abordar a situação se chegarem à Áustria as centenas de refugiados que há dias que esperam na Hungria a continuação da viagem para a Alemanha e outros países da União Europeia.

Desde hoje de manhã que muitos das centenas de refugiados que há dias que esperavam na estação ferroviária Keleti de Budapeste para apanhar um comboio para a Alemanha estão a caminhar para a fronteira com a Áustria, a mais de 200 quilómetros da capital húngara.

Esta marcha converteu-se num êxodo de refugiados, em particular de homens jovens, mas também de algumas famílias, com mães e filhos, e nas últimas horas já tinha chegado à autoestrada húngara M1, como se pode ver nas imagens teledifundidas.

Horas depois, a Hungria anunciou que oferecia a todos os refugiados que estão em Keleti e aos que se puseram a caminhar pela autoestrada a possibilidade de serem transportados por autocarros até à fronteira com a Áustria.

O transporte vai ser feito com recurso a cem autocarros que hoje à noite vão estar disponíveis para que os refugiados possam chegar à localidade fronteiriça de Hegyeshalom, afirmou em Budapeste, em conferência de imprensa, o ministro húngaro János Lázár.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório