Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia já acolhe 12 mil refugiados sírios

A Federação Russa já acolhe 12 mil refugiados sírios, que fugiram da guerra no seu país, dos quais cerca de dois mil receberam o estatuto de asilado temporário, informou hoje o Serviço Federal de Migrações (SFM) russo.

Rússia já acolhe 12 mil refugiados sírios
Notícias ao Minuto

21:08 - 04/09/15 por Lusa

Mundo SFM

Existem outros dois mil sírios que receberam certificado de residência, mais 2.666 que obtiveram autorização de residência temporária e os outros estão inscritos no registo migratório federal.

"Concede-se asilo aos sírios dada a situação no seu país, da qual o Ministério dos Negócios Estrangeiros mantém informado em permanência os serviços migratórios", afirmou o subdiretor do SFM, Nikolái Smorodin, à agência noticiosa russa Interfax.

Segundo as fontes oficiais, a maioria dos que solicitam asilo são sírios que contraíram matrimónio com cidadãos da Federação Russa.

Em relação a 2015, há registo da entrada e saída de mais de sete mil sírios da Federação Russa.

Por outro lado, aquele dirigente negou um endurecimento dos requisitos de acolhimento para os refugiados provenientes deste país árabe, em guerra civil desde 2011, cujo regime tem no Kremlin um dos seus escassos aliados.

A conhecida ativista Svetalana Gannushkina denunciou que o SFM se tem negado de forma massiva a prolongar o asilo aos sírios, apesar de a Organização das Nações Unidas recomendar fortemente que estes refugiados não sejam reenviados para o seu país de origem nem sequer para o Médio Oriente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório