Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 2 mil voluntários para ir de carro à Hungria buscar refugiados

Mais de 2.000 pessoas inscreveram-se até ao início da tarde de hoje numa iniciativa cidadã criada na rede social Facebook para "ir buscar" centenas de migrantes à Hungria numa coluna de automóveis particulares.

Mais de 2 mil voluntários para ir de carro à Hungria buscar refugiados
Notícias ao Minuto

15:41 - 04/09/15 por Lusa

Mundo Viena

"O tempo dos apelos à União Europeia e aos responsáveis políticos está ultrapassado, agora temos de agir", afirmam as administradoras da página 'Convoy Budapeste-Viena', Erzsébet Szabó e Elisabeth Schneider.

Uma primeira coluna deve partir no domingo de manhã de Viena para "levar tantos refugiados quanto possível de Budapeste para Viena e de lá, se possível, para a Alemanha".

A iniciativa surge depois de a Hungria ter suspendido as ligações ferroviárias internacionais a partir de Budapeste, onde milhares de migrantes, muitos com bilhetes válidos, aguardam uma oportunidade para viajar para a Áustria ou a Alemanha.

Por outro lado, quatro austríacos foram detidos hoje em Budapeste por terem tentado levar migrantes para a Áustria, um delito punível com cinco anos de prisão na Hungria.

Depois de uma intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros austríaco, Sebastien Kurz, o chefe da diplomacia húngara, Peter Szijjarto, assegurou que os cidadãos austríacos vão ser libertados em breve.

Na Áustria, o transporte de refugiados sem os documentos em ordem de um país para outro também é punido, mas com uma multa que pode chegar aos 5.000 euros.

A iniciativa 'Convoy Budapest-Viena' assegura na página "assistência jurídica" aos participantes.

Mais de 160.000 migrantes chegaram desde o início do ano à Hungria, primeiro país da rota dos Balcãs que é membro do espaço europeu de livre circulação Schengen, de onde pretendem seguir para a Áustria ou a Alemanha.

Em Budapeste, há vários dias que milhares de migrantes esperam nas imediações de uma das principais estações ferroviárias por uma oportunidade para embarcar com destino aos países do norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório