Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Ex-primeira-ministra dinamarquesa candidata à sucessão de Guterres

A ex-primeira-ministra dinamarquesa Helle Thorning-Schmidt apresentou hoje a candidatura à sucessão de António Guterres no cargo de alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Ex-primeira-ministra dinamarquesa candidata à sucessão de Guterres
Notícias ao Minuto

12:28 - 04/09/15 por Lusa

Mundo ONU

Guterres foi nomeado alto-comissário em 2005 e foi reeleito cinco depois para um segundo mandato, que terminou em junho passado.

Em fevereiro, a assembleia-geral da ONU prolongou o mandato do ex-chefe do Governo português até final deste ano, devido à crise de refugiados em várias zonas do mundo.

A candidatura foi apresentada em Copenhaga, numa conferência de imprensa conjunta de Thorning-Schmidt com o atual primeiro-ministro dinamarquês, o liberal Lars Lokke Rasmussen, no cargo desde junho, na sequência das legislativas.

Thorning-Schmidt, de 48 anos, dirigiu o executivo dinamarquês entre 2011 e 2015, e liderou o Partido Social-Democrata durante uma década, posto que abandonou na noite da derrota eleitoral.

No outono passado, o Governo de centro-esquerda que Thorning-Schmidt liderava foi criticado pelo Alto-Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) depois de ter aprovado uma reforma das leis de concessão de asilo, que dificulta o reagrupamento familiar e concede autorizações de residência temporárias, de um ano, aos refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório