Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Juncker vai apresentar medidas de resposta à chegada dos refugiados na 4.ª feira

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vai apresentar medidas de resposta à situação causada pela chegada de refugiados na próxima quarta-feira, durante o discurso sobre o estado da União, revelaram hoje fontes comunitárias.

Juncker vai apresentar medidas de resposta à chegada dos refugiados na 4.ª feira
Notícias ao Minuto

20:18 - 03/09/15 por Lusa

Mundo Bruxelas

A Comissão Europeia vai também pedir que os Estados membros dividam entre si os 120 mil refugiados que se encontram na Hungria, Grécia e Itália.

O plano do Executivo comunitário, que ainda é uma proposta sujeita a mudanças, sugere que estes 120 mil refugiados sejam acrescentados aos 32.256 que os Estados membros da União Europeia (UE) se tinham comprometido a acolher em julho último.

Em relação a uma proposta anterior, a nova versão beneficia a Hungria, país que muitos refugiados pretendem cruzar para realizarem o objetivo de chegarem à Alemanha, para além da Grécia e Itália, os Estados mais afetados pela situação.

O plano da Comissão vai ser examinado na sexta-feira pelos chefes dos governos checo, eslovaco, polaco e húngaro, que integram o designado Grupo de Visegrado, durante uma reunião em Praga, para acordarem uma posição comum contrária às quotas obrigatórias na distribuição dos refugiados que chegam à UE.

Bruxelas propôs em maio um sistema obrigatório para a repartição de 40 mil candidatos a asilo chegados a Itália e Grécia desde abril, mas a medida acabou reduzida a um acordo entre países, na base de compromissos voluntários, para a repartição de 32.256 refugiados.

A nova proposta pretende reforçar o acordo anterior e estabelecer as bases para um sistema permanente "mais automático" para situações de emergência, em que também se reforça o mecanismo de devolução de imigrantes considerados ilegais para os países de origem e o papel da agência europeia de fronteiras (Frontex), segundo as mesmas fontes.

A Comissão também quer oferecer algum apoio aos países de origem e trânsito da imigração, admitindo a criação de um fundo a ser financiado pelos Estados membros.

A aceitação de cada refugiado por um Estado membro vai ser compensada com seis mil euros por pessoa, a saírem do Fundo de Asilo, Imigração e Integração da UE, como já se tinha proposto para os 40 mil iniciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório