Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Emitido mandado de prisão contra Presidente da Guatemala

A justiça da Guatemala emitiu na quarta-feira um mandado de prisão contra o Presidente Otto Pérez, acusado de corrupção e privado da sua imunidade, a poucos dias das eleições gerais no país.

Emitido mandado de prisão contra Presidente da Guatemala
Notícias ao Minuto

07:07 - 03/09/15 por Lusa

Mundo Otto Pérez

"O mandado de prisão contra o Presidente foi autorizado" pelo juiz Miguel Angel Galvez, encarregado do processo, anunciou aos jornalistas a porta-voz do Ministério Público, Julia Barrera.

O Presidente conservador, um general na reserva de 64 anos e no poder desde 2012, tinha sido privado da sua imunidade por votação unânime no parlamento, uma medida inédita na história da Guatemala e celebrada nas ruas.

O procurador da Guatemala tinha recomendado, no final de agosto, ao Presidente Otto Pérez que se demitisse devido às acusações de corrupção, a fim de preservar a estabilidade do país, que tem sido palco de massivos protestos antigovernamentais.

O escândalo estalou em abril, quando a Comissão Internacional Contra a impunidade na Guatemala, entidade da Organização das Nações Unidas com a função de sanear o sistema judiciário, infiltrado pelo crime organizado, acusou um dos principais assessores de Roxana Baldetti de envolvimento numa rede de contrabando e fraude aos impostos.

Baldetti deixou o cargo em 08 de maio.

O escândalo de corrupção tem desencadeado massivos protestos na Guatemala que, a 06 de setembro, escolhe o sucessor de Otto Pérez, um conservador general na reserva, no poder desde 2012, a quem é vedada a possibilidade de recandidatura.

O mandato de Otto Pérez termina em janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório