Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Hoje é notícia

O conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) reúne-se hoje para discutir o rumo da política monetária da zona euro, esperando os analistas contactados pela Lusa que não haja alterações de taxas nem de medidas.

Hoje é notícia
Notícias ao Minuto

06:26 - 03/09/15 por Lusa

Mundo Agenda

Na última reunião, em julho, o BCE manteve inalterada a sua principal taxa diretora nos 0,05%, o nível mais baixo de sempre e que foi fixado, pela primeira vez, em setembro de 2014. As restantes taxas mantiveram-se igualmente em níveis historicamente baixos: a instituição não mexeu na taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez, que está nos 0,3% desde setembro, nem na taxa de juro de depósitos, que desceu para terreno negativo (-0,2%), pela primeira vez, em junho.

A taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez refere-se aos juros que o BCE cobra para emprestar diariamente dinheiro aos bancos, enquanto a taxa de juro de depósitos negativa significa que o BCE está a cobrar aos bancos que depositam dinheiro no banco central.

Em Ofir, a Escola de Quadros do CDS-PP, a rentrée' centrista, começa hoje, onde o partido se propõe prestar contas sobre o seu manifesto eleitoral de há quatro anos e a fazer o escrutínio do programa socialista.

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, estará hoje e no encerramento da segunda edição da Escola de Quadros.

Na abertura, haverá um jantar-debate sobre o futuro da Europa, com o ministro do PSD Jorge Moreira da Silva, apresentado pelo eurodeputado centrista Nuno Melo, que este ano esteve na Universidade de Verão do PSD, com quem o CDS-PP está na coligação Portugal à Frente às eleições legislativas.

A escola teve, de acordo com fonte do partido, o dobro da procura e contará com 120 alunos, que ouvirão os ministros centristas, o economista João Duque, o ator Nicolau Breyner e o escritor João Pereira Coutinho.

Hoje, também é notícia:

DESPORTO

A seleção portuguesa de futebol continua a preparar o duplo confronto com França, particular, e Albânia, de qualificação para o Euro2016, com mais um treino, desta vez no Estádio Coimbra da Mota, no Estoril.

Depois de na quarta-feira ter trabalhado no Estádio José Alvalade, palco do encontro de sexta-feira com os gauleses, a formação de Fernando Santos volta a pisar o relvado da Amoreira, local escolhido no arranque da preparação.

A sessão de treino, em que mais uma vez o selecionador nacional deve contar com todos os 23 jogadores disponíveis, está agendada para as 10:30, com os primeiros 15 minutos a serem abertos à comunicação social.

Já durante a tarde, às 15:00, o selecionador Fernando Santos e um jogador estarão disponíveis em conferência de imprensa, no Estádio José Alvalade.

LUSOFONIA E MUNDO

As autoridades de Nova Iorque efetuam hoje o primeiro sorteio de bilhetes para a procissão que será presidida este mês no Central Park pelo papa Francisco, no âmbito da sua primeira visita oficial aos Estados Unidos.

Esta espécie de "lotaria", que será feita de novo no próximo dia 07, foi o processo encontrada pelas autoridades nova-iorquinas para fazer face à limitação de lotação do emblemático parque em Manhattan.

O papa Francisco inicia a sua primeira visita oficial aos Estados Unidos no dia 22 de setembro.

PAÍS

Os três homens acusados de comportamento negligente pela explosão ocorrida em novembro de 2007, no 11.º andar de um prédio no Montebelo, em Setúbal, conhecem hoje a sentença no Tribunal de Setúbal.

No despacho de pronúncia, de janeiro de 2010, o Ministério Público (MP) acusou três técnicos, das empresas Ecatotalinspe, Gasfomento e Setgás, do crime de explosão, entre outros, quando procediam a testes de verificação de uma conduta.

Nas alegações finais, o MP acabou, no entanto, por defender a absolvição dos três arguidos, face a algumas dúvidas que surgiram duramente o julgamento.

A explosão que ocorreu no prédio n.º 13 da Praceta Afonso Paiva obrigou ao realojamento de 48 famílias, durante 17 meses, provocou danos significativos no prédio e outros imóveis vizinhos, destruiu 14 viaturas e fez estragos em mais de uma centena.

A reconstrução do prédio custou cerca de 1,3 milhões de euros, montante que foi pago pelas seguradoras dos condóminos.

SOCIEDADE

As conclusões programa Peso e Saúde, uma iniciativa realizada em 20 praias do país para alertar para os danos do excesso de peso, serão apresentadas hoje em Lisboa, e terão continuidade num estudo nacional, com questionários à população, a partir deste mês.

Do total das cerca de mil pessoas que participaram no programa, "10,5% têm uma classificação como obesas, isto é, têm um índice de massa corporal superior a 30, que é o que estávamos à espera para o país", disse a médica responsável da 'Keypoint', entidade que desenvolveu o programa Peso da Saúde.

Os dados recolhidos "batem certo" com o conhecimento de Portugal nesta matéria e metade dos adultos têm excesso de peso ou obesidade, ou seja, têm mais que 25 de massa corporal, e entre 10 a 12% têm mais de 30.

Uma das conclusões do projeto Peso da Saúde é que "apenas um em cada 10 participantes obesos sabe que é obeso". Ao mesmo tempo, "há 41% dos participantes que afirmam que têm excesso de peso" e só há "39% com excesso de peso".

Maria Barroso, atriz e ativista política que morreu em julho, aos 90 anos, é homenageada a partir de hoje na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, com a exibição de três filmes em que participou.

Hoje, a Cinemateca recupera "Mudar de vida", filme de 1966 de Paulo Rocha, que marca a estreia de Maria Barroso no cinema.

No próximo sábado, passa "Amor de Perdição" (1978) e, no dia 08, "Benilde ou a virgem mãe" (1974), ambos de Manoel de Oliveira.

São três dos mais relevantes filmes da filmografia de Maria Barroso, afirma a Cinemateca na programação.

Maria Barroso estudou artes dramáticas no Conservatório Nacional, na década de 1940, e, enquanto atriz, fez sobretudo teatro, sendo de destacar as interpretações em "A casa de Bernarda Alba", de Federico García Lorca, e "Benilde ou virgem mãe", de José Régio.

A atriz voltaria a esta peça de Régio, trinta anos depois, no filme de Manoel de Oliveira, mas noutro papel.

O interior da casa do poeta e pintor Mário Cesariny (1923-2006), na rua Basílio Teles, em Lisboa, é revelado a partir de hoje, numa exposição de fotografias de Duarte Belo, no Museu da Eletricidade.

"Cesariny - Em casas como aquela" é o título desta exposição que revela os livros, quadros, manuscritos e objetos de um dos mais importantes artistas do movimento surrealista em Portugal, com inauguração prevista para as 18:00.

Comissariada por António Gonçalves, a mostra fica patente até 11 de outubro, no Museu da Eletricidade, resultado de uma parceria com a Fundação Cupertino de Miranda, com sede em Vila Nova de Famalicão, detentora de um significativo acervo dos surrealistas portugueses.

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, intervém hoje na Conferência Internacional "Cultura e Desenvolvimento", que se realiza no Luxemburgo, no âmbito da presidência luxemburguesa da União Europeia.

Jorge Barreto Xavier vai analisar o lugar da cultura na sociedade em geral e nos processos de desenvolvimento em particular, através da experiência de Portugal nas

relações entre cultura e desenvolvimento, e destacando a importância de uma maior comunicação entre os titulares das pastas da cultura dos vários países da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório