Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Itália pronta a reforçar controlos fronteiriços a pedido de Berlim

A Itália está pronta a reforçar temporariamente os controlos no túnel do Brenner, ligando o país à Áustria, a pedido da Alemanha, que enfrenta um enorme afluxo de migrantes, anunciou hoje a província fronteiriça de Bolzano (norte).

Itália pronta a reforçar controlos fronteiriços a pedido de Berlim
Notícias ao Minuto

13:30 - 02/09/15 por Lusa

Mundo Emigrantes

Num comunicado, a província adianta que para ajudar a Alemanha vai também receber refugiados temporariamente.

"O Governo mobilizou-se rapidamente, para apoiar o pedido de Berlim, declarando-se pronto a reforçar, no respeito pelos acordos de Schengen, os controlos na fronteira do Brenner, como aconteceu durante o G7", informou a província.

Devido à cimeira do grupo dos sete países mais industrializados no início de junho na Baviera (sul da Alemanha) os controlos foram realizados durante algumas semanas.

Confrontada com uma "vaga recorde de chegadas (de migrantes) nas últimas horas", a Baviera pediu "apoio logístico" aos seus vizinhos, explicou a província de Bolzano, situada numa região semiautónoma germanófona.

Com "luz verde" do Governo italiano, a província vai receber durante alguns dias "entre 300 e 400 refugiados, para permitir à Baviera reorganizar-se e enfrentar a emergência", explica o comunicado.

"Serão (os refugiados) distribuídos por ginásios", com o apoio logístico da proteção civil e de organizações de beneficência, adianta, indicando que o custo desta "intervenção humanitária extraordinária" fica a cargo do Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório