Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Ex-funcionários e académicos apelam à monitorização das eleições

Um grupo de cidadãos, que integra académicos e ex-funcionários do Governo venezuelano, enviou uma carta à Organização de Estados Americanos (OEA) para lhe pedir que monitorize o processo eleitoral venezuelano previsto para 6 de dezembro.

Ex-funcionários e académicos apelam à monitorização das eleições
Notícias ao Minuto

21:57 - 01/09/15 por Lusa

Mundo Venezuela

"A OEA deve, desde já, garantir maiores níveis de transparência e imparcialidade em todo o processo que conduz às próximas eleições", defende-se no documento, divulgado hoje em Caracas e enviado ao secretário-geral da OEA, Luís Almagro.

A missiva assinada por, entre outros, o ex-ministro de Planeamento e Desenvolvimento Felipe Pérez Martí, o ex-procurador geral da República Javier Elechiguerra e os académicos Luis Lander, Arnaldo Esté, Luis Fuenmayor Toro e Alberto Jordán Hernández, insta a OEA a que "dentro dos limites que o direito internacional impõe, continue alerta sobre a situação" venezuelana.

"A OEA deve sugerir, propor ou pressionar, para garantir que as vindoiras eleições sejam desde já organizadas e processadas de forma transparente e com equidade", sublinha.

Por outro lado, o grupo sustenta na carta que, "ainda com uma sofisticada plataforma tecnológica desenhada para a transparência", o sistema eleitoral venezuelano "tem ido crescentemente constituindo-se para o cidadão comum numa caixa negra da qual só conhece a entrada e a saída, mas desconhece os aspetos medulares do seu processo interno".

"Altamente computadorizado, a sua confiança deve-se pressupor a partir da suposta invulnerabilidade técnico-operacional dos seus sistemas e equipamentos. Os resultados das auditorias técnicas, feitas com a participação de técnicas independentes e da oposição, têm sido muito pouco difundidas oficialmente e não têm ampliado a confiança no sistema", precisa.

Os assinantes acusam o CNE de "ter sido também, crescentemente, partidarizado", distanciando-se "do ideal de independência, transparência e profissionalismo".

A imprensa venezuelana dá conta de que uma carta similar foi também enviada ao secretário-geral da União de Nações da América do Sul (Unasul), o ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper.

A 25 de agosto último, a Venezuela acusou a OEA de ingerência nos assuntos eleitorais venezuelanos por insistir que deveria ter o estatuto de observador nas legislativas de dezembro, como garante dos resultados, devido à desconfiança entre Governo e oposição.

Cerca de 20 milhões de venezuelanos estão recenseados e podem ir às urnas, no próximo 6 de dezembro, para eleger, de entre 1.799 candidatos, os representantes que vão ocupar os 167 lugares que compõem o parlamento venezuelano, incluindo três representantes indígenas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório