Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Ações contra a imprensa na Turquia preocupam Bruxelas

A União Europeia (UE) manifestou hoje preocupação pela detenção na Turquia de dois jornalistas britânicos e por mais uma operação policial contra as instalações em Ancara de um grupo de 'media' crítico do Presidente, Recep Tayyip Erdogan.

Ações contra a imprensa na Turquia preocupam Bruxelas
Notícias ao Minuto

13:39 - 01/09/15 por Lusa

Mundo Jornalismo

"Estamos preocupados, não apenas com a operação desta manhã contra empresas ligadas ao grupo Koza Ipek por suspeitas de financiar o terrorismo, como também com as recentes detenções de jornalistas da Vice News por acusações ligadas ao terrorismo", afirmou uma porta-voz da UE, Maja Kocijancic, em conferência de imprensa em Bruxelas.

Jake Hanrahan e Philip Pendlebury foram detidos na quinta-feira na província de Diyarbakir, (sudeste), a cobrir o conflito curdo para o 'site' de notícias norte-americano Vice News.

A justiça turca acusou-os de "trabalhar a favor da organização terrorista Estado Islâmico" e, na segunda-feira, um tribunal daquela província decretou prisão preventiva aos dois jornalistas e ao seu tradutor iraquiano.

"A UE recorda acima de tudo a importância da presunção de inocência e o direito a uma investigação independente e transparente (...) que respeite plenamente o direito à defesa", afirmou a porta-voz.

Por outro lado, hoje, a polícia realizou buscas nas instalações de Ancara do grupo Koza-Ipek Media, dono de duas televisões e vários jornais e que tem fortes ligações a um dos principais rivais de Erdogan, o clérigo Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos.

A porta-voz aludiu ainda ao estatuto da Turquia de candidata à adesão à UE para frisar que "todos os países que negoceiam uma adesão à UE devem garantir o respeito pelos direitos humanos, incluindo a liberdade de expressão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório