Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

ONU rejeita críticas por causa de visita de Ban Ki-Moon à China

A ONU rejeitou hoje críticas do Japão sobre a visita do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ko-Moon, para participar num desfile militar evocativo da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.

ONU rejeita críticas por causa de visita de Ban Ki-Moon à China
Notícias ao Minuto

21:13 - 31/08/15 por Lusa

Mundo Japão

Segundo o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, Ban Ki-Moon já participou este ano em vários países em comemorações semelhantes, incluindo na Ucrânia, Polónia e Rússia.

Ban Ki-Moon "espera que os países aproveitem esta oportunidade para refletirem sobre o passado e, obviamente, para olharem para o futuro", disse.

O porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga, apelou hoje à ONU para mostrar "neutralidade", referindo-se à visita de Ban Ki-Moon à China.

Para assinalar o 70º aniversário da derrota do Japão, a China vai organizar na quinta-feira um desfile militar, o primeiro desde 2009, com a participação de 12.000 soldados.

Além de Ban Ki-Moon, vão participar cerca de 20 chefes de Estado e de Governo, incluindo o Presidente russo, Vladimir Putin. Os Estados Unidos, Alemanha e Canadá vão estar representados pelos seus embaixadores.

O Japão ocupou a China entre 1930 e até ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Pequim acusa Tóquio de ainda não ter reconhecido a dimensão dos crimes de guerra cometidos durante a ocupação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório