Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Turquia realiza ataques aéreos contra jihadistas do Estado Islâmico

A aviação turca realizou na sexta-feira à noite ataques aéreos na Síria contra o grupo "jihadista" Estado Islâmico (EI), os primeiros com a coligação dirigida pelos Estados Unidos, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

Turquia realiza ataques aéreos contra jihadistas do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

14:52 - 29/08/15 por Lusa

Mundo Síria

Ancara, 29 ago - A aviação turca realizou na sexta-feira à noite ataques aéreos na Síria contra o grupo "jihadista" Estado Islâmico (EI), os primeiros com a coligação dirigida pelos Estados Unidos, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

"Os nossos aviões de caça (...) começaram ontem (sexta-feira) à noite a realizar operações conjuntas com os aviões da coligação contra alvos do Daesh (acrónimo árabe do Estado Islâmico) que constitui também uma ameaça à segurança do nosso país", precisa num comunicado.

O chefe da diplomacia turco, Mevlut Cavusoglu, anunciou a 05 de agosto, durante um encontro com o seu homólogo norte-americano, John Kerry, na Malásia, que a Turquia ia começar "em breve" a combater o EI.

"Atualmente, em conjunto com os Estados Unidos, treinamos e equipamos a oposição moderada (Síria) e vamos também iniciar o nosso combate contra o Daesh, em breve, e de modo eficaz", assegurou o ministro aos jornalistas no início do encontro à margem da cimeira regional sobre segurança organizada pela Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Os Estados Unidos há muito que incentivavam a Turquia, aliado histórico, a reforçar a luta contra o EI, mas Ancara mostrou-se reticente.

A posição mudou após ataques mortíferos em solo turco e a 24 de julho Ancara desencadeou uma "guerra contra o terrorismo", que disse visar em simultâneo o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, proibido) e os combatentes do EI na Síria.

Desde então, a Turquia realizou uma série de ataques aéreos, embora observadores afirmassem que os combatentes do PKK foram muito mais frequentemente visados do que o EI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório