Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Polónia com "99% de certeza" que achou comboio nazi cheio de ouro

Descoberta foi feita por dois caçadores de tesouros, na Polónia. Autoridades cada vez mais confiantes na descoberta de um comboio desaparecido no final da Segunda Guerra Mundial.

Polónia com "99% de certeza" que achou comboio nazi cheio de ouro
Notícias ao Minuto

15:49 - 29/08/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Descoberta

As autoridades da Polónia afirmaram, este sábado, de acordo com o El País, que estão muito próximas de poder afirmar que encontraram um comboio utilizado durante o período de vigência nazi e que, segundo se alega, se perdeu no final da Segunda Grande Guerra.

Recorde-se que o Telegraph avançava, há pouco mais de uma semana, que dois caçadores de tesouros haviam informado as autoridades polacas sobre a descoberta de um “comboio blindado” contendo metais preciosos.

Dizem agora as autoridades do país que as fotografias tiradas com recurso a radar mostram um comboio de mais de 100 metros de comprimento.

O comboio é blindado, indicação de que poderá transportar carga especial. “Provavelmente equipamento militar mas, possivelmente, também joalharia, obras de arte e documentos arquivados”, avançou aos jornalistas Piotr Zuchowski, ministro-adjunto de Cultura.

“Tenho 99% de certeza de que o comboio existe”, adiantou Zuchowski, acrescentando que certezas só existirão quando o veículo for desenterrado.

Acredita-se que o comboio em questão é o conhecido ‘comboio fantasma’, que carregava o ouro saqueado que alegadamente desapareceu sem deixar rasto quando os aliados venceram as potências do Eixo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório