Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Independência uruguaia do Brasil completou este mês 190 anos

A declaração de independência do Uruguai relativamente ao Brasil completou este mês 190 anos, mas a proximidade geográfica e os anos de união ao então império brasileiro deixaram marcas, principalmente ao norte do país.

Independência uruguaia do Brasil completou este mês 190 anos
Notícias ao Minuto

09:28 - 29/08/15 por Lusa

Mundo Declarações

Atualmente, cerca de 15% da população uruguaia tem como língua materna o chamado Dialeto Português do Uruguai (DPU), segundo estimativas oficiais. O idioma é essencialmente oral, mas iniciativas governamentais reconhecem-no como uma língua de herança no país e implantaram o ensino formal de português no norte do país.

Em 1816, quando o Brasil fazia parte da coroa portuguesa, o rei Dom João VI ordenou a invasão do território onde hoje fica o Uruguai e Montevideu foi ocupada no ano seguinte. A partir de 1822, com a independência do Brasil, a então chamada Província Cisplatina passou a integrar o império brasileiro.

Entretanto, a presença de portugueses e brasileiros no atual Uruguai, que faz fronteira com o que hoje são o Estado brasileiro do Rio Grande do Sul e a Argentina, era anterior. A colonização espanhola não ocupou o norte do território, que, ainda sem as fronteiras definidas, também abrigou gaúchos falantes de português.

O chamado exército oriental, que defendia a separação do país que se chamaria Uruguai, levantou-se contra o exército brasileiro a partir de 1820, segundo informações do portal educativo da Administração Nacional de Educação Pública do Uruguai. Em 25 de agosto de 1825, a Sala de Representantes da Província Oriental aprovou uma lei com a sua declaração de independência.

Outra lei aprovada no mesmo dia anulou os atos de incorporação do território a Portugal ou ao Brasil, o que conduziu à declaração de guerra pelo Império do Brasil. A convenção de paz e a criação do Estado Oriental ocorreriam somente em 1828.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório