Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Erika faz 27 mortos na República Dominicana e avança para o Haiti

A tempestade tropical Erika, que já fez 27 mortos na República Dominicana e causou danos em Puerto Rico, está a dirigir-se para o norte do Haiti, onde deverá chegar hoje.

Erika faz 27 mortos na República Dominicana e avança para o Haiti
Notícias ao Minuto

06:45 - 29/08/15 por Lusa

Mundo Tempestade

As autoridades da República Dominicana, que suspenderam as atividades públicas e privadas, temem um aumento do número de mortos, porque há pessoas desaparecidas.

O Instituto Nacional de Meteorologia da República Dominicana (Onamet) disse na sexta-feira que mantém o aviso de alerta máximo (vermelho), dado que se prevê forte chuva e rajadas de vento.

No Haiti, o Presidente, Michel Martelly, já veio solicitar à população para estar vigilante, tendo pedido para as pessoas seguirem as "instruções emitidas pelas autoridades".

As autoridades do Haiti implementaram medidas de proteção, incluindo restrições de viagens aéreas e o aumento de operações de prevenção para os residentes.

A diretora da Proteção Civil haitiana, Marie Alta Jean-Baptiste, disse que "o objetivo é que não haja nenhuma morte".

Enquanto esperam a chegada da tempestade, foram criados abrigos temporários em escolas, igrejas e edifícios públicos para alojar famílias que tenham as suas casas ameaçadas pela água.

Desde 2008, que nenhum furacão atingiu o Haiti, mas devido à vulnerabilidade da população e das habitações, enfraquecidas pelo terremoto de 2010, mesmo as tempestades tropicais simples são o suficiente para causar inundações mortais.

Em outubro de 2012, a tempestade Sandy atingiu a costa nordeste dos Estados Unidos, matando 60 pessoas no Haiti e destruindo mais de 18 mil casas por todo o país.

Entretanto o Estado norte-americano da Florida já se prepara para a chegada da tempestade tropical, possivelmente na segunda-feira, tendo o governador decretado o estado de emergência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório