Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

FARC apelam ao diálogo para resolver crise migratória

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) instaram hoje em comunciado as autoridades de Bogotá a dialogar com Caracas para solucionar a crise na fronteira Colômbia-Venezuela, encerrada há uma semana por decisão do Presidente venezuelano Nicolás Maduro.

FARC apelam ao diálogo para resolver crise migratória
Notícias ao Minuto

23:36 - 28/08/15 por Lusa

Mundo Colômbia

No comunicado, publicado na sua página na Internet, a guerrilha colombiana que luta contra o governo do Presidente Juan Manuel Santos, defendem que o mais importante é o diálogo.

"O mais conveniente é procurar, mediante o diálogo construtivo e sincero, a normalização da situação na fronteira", lê-se no comunicado.

No passado dia 24, a Venezuela declarou, em decreto presidencial, o estado de emergência em seis municípios fronteiriços com a Colômbia, justificando a medida com o combate aos grupos paramilitares, ao narcotráfico e ao contrabando de bens de consumo.

A declaração do estado de emergência seguiu-se ao encerramento, por 72 horas, de parte da fronteira com a Colômbia após disparos feitos por desconhecidos contra três militares venezuelanos que participavam numa operação anti-contrabando de bens de consumo.

Durante a emboscada, além dos três militares, ficou ainda ferido um civil.

A Venezuela reforçou a segurança fronteiriça com 2.500 efetivos militares e mais 1.000 de cidadãos colombianos que se encontravam em território venezuelano, junto à fronteira, foram obrigados pelas autoridades de Caracas a regressar ao seu país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório