Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Júri de festival russo critica "absurda" condenação de Oleg Sentsov

A condenação do realizador ucraniano Oleg Sentsov por parte da justiça russa tem merecido críticas da comunidade internacional.

Júri de festival russo critica "absurda" condenação de  Oleg Sentsov
Notícias ao Minuto

12:00 - 28/08/15 por Pedro Filipe Pina

Mundo Cinema

Oleg Sentsov, realizador ucraniano que se opôs publicamente à anexação da península da Crimeia por parte da Rússia, foi esta semana condenado por um tribunal russo a 20 anos de prisão por terrorismo, associação terrorista e tráfico de armas.

Além de Oleg, o militante ecologista ucraniano Alexandre Koltchenko, também oriundo da Crimeia, foi condenado a 10 anos de cadeia.

Entretanto, na Rússia, mais concretamente na cidade siberiana de Kansk, o júri do festival de vídeo e cinema que decorre na cidade até ao próximo sábado emitiu um comunicado a censurar a condenação de Oleg Sentsov e Alexandre Koltchenko.

“Como júris do Kansk International Video Festival estamos chocados pelo processo e veredito à margem da lei do tribunal russo”, salientam. O comunicado, que pode ser lido em russo e em inglês no Facebook do festival, refere ainda que “perante os exemplos passados de perseguições políticas na Rússia, consideramos as acusações de terrorismo absurdas”, tanto no caso do realizador como do ativista, pormenorizam.

O documento é assinado pelos russos Leonid Bazhanov (historiador de arte), Boris Nelepo (crítico de cinema), German Lukomnikov (poeta) e ainda pela curadora alemã do Institute for Film and Video Art de Berlim, na Alemanha, pelo realizador holandês Pim Zwier e pelo produtor de cinema português Pedro Fernandes Duarte.

Ao Notícias Ao Minuto, via chat do Facebook e a partir da Sibéria, Pedro Fernandes Duarte realça que o júri sente ser seu “dever denunciar a prisão por motivos políticos de um colega realizador que, sendo cidadão ucraniano, foi capturado em território ocupado pela Rússia, e está a ser julgado como cidadão russo, que não é”.

Pedro Fernandes Duarte realça ainda a ausência de “qualquer prova a sustentar a acusação”, além das suspeitas de “testemunhos obtidas sob tortura”.

Saliente-se que a defesa de Oleg Sentsov tentou abrir um processo por suspeitas de tortura por trás de testemunhos da acusação, algo que foi recusado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório