Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Obama saúda o renascimento de Nova Orleães 10 anos depois do Katrina

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou hoje o renascimento da cidade de Nova Orlães, depois de o furacão Katrina ter espalhado o caos no estado de Luisiana há dez anos.

Obama saúda o renascimento de Nova Orleães 10 anos depois do Katrina
Notícias ao Minuto

21:40 - 27/08/15 por Lusa

Mundo Furacão

Obama deslocou-se propositadamente de Washington para assinalar a ocasião, tendo visitado a pé o bairro afro-americano de Tremé, um dos mais antigos da cidade e que foi fortemente atingido pela catástrofe de há uma década.

No seu discurso, divulgado com antecedência pela Casa Branca, o Presidente norte-americano apontou para a "força extraordinária" dos habitantes que se recuperaram da devastação causada pelo Katrina, que causou estragos de 150 mil milhões de dólares (133 mil milhões de euros) só na cidade de Nova Orleães.

Segundo relatou a agência de notícias francesa (AFP), Obama congratulou-se com os recursos de uma cidade que "lenta, mas seguramente, continua a avançar", destacando que o projeto de reconstrução visou não só restaurar a cidade, mas também recuperar a sua tradição, ou seja, "ser uma cidade em que todos têm uma oportunidade".

Quando o Katrina, furacão de categoria 5, atingiu a costa sul dos Estados Unidos a 29 de agosto de 2005, em parte construída sob o nível do mar, deixou um rasto de destruição, provocando mais de 1.800 mortes, a maioria na cidade de Nova Orleães.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório