Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bruxelas admite "dificuldades" em vários setores agrícolas

O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, reconheceu hoje que os setores dos laticínios e da suinicultura enfrentam "dificuldades", que serão debatidas na reunião dos ministros da Agricultura da União Europeia no dia 07 de setembro.

Bruxelas admite "dificuldades" em vários setores agrícolas
Notícias ao Minuto

13:18 - 26/08/15 por Lusa

Mundo Comissários

Os custos da produção, os preços e as quebras nas exportações são, disse o comissário, em conferência de imprensa, problemas que a agricultura enfrenta, salientando que "há dificuldades especialmente nos setores dos laticínios e da carne de porco".

Hogan salientou ter pedido uma análise da situação dos mercados agrícolas e espera poder apresentar, no dia 07 de setembro ao Conselho de Ministros e no dia seguinte à comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, "resposta abrangente à situação atual".

"Espero apresentar propostas concretas" ao conselho, referiu.

O comissário adiantou manter contactos regulares com os ministros da Agricultura dos Estados-membros mais afetados, mas sublinhou que as medidas a adotar na reunião dos ministros da Agricultura "não podem pôr em causa a orientação para o mercado"da política agrícola comum.

Hogan recordou que a 'rede de segurança' criada para os setores do leite e das frutas e hortaliças foi prolongada até 29 de fevereiro e 30 de junho de 2016, respetivamente.

Esta rede de segurança permite, no caso da produção de leite, a intervenção (compras públicas) e ajudas ao armazenamento de manteiga e de leite em pó desnatado e, salientou o comissário, "foi acionada por vários Estados-membros".

Com o embargo russo a produtos da União Europeia, Hogan adiantou ainda estar a trabalhar na procura de novos mercados, exemplificando com o Vietname, México e EUA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório