Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

Ministra alemã perde doutoramento por plágio

A Universidade de Dusseldorf decidiu retirar o título de doutora à ministra alemã Annette Schavan, que é acusada de ter plagiado a sua tese de doutoramento. A governante já anunciou que vai recorrer da decisão.

Ministra alemã perde doutoramento por plágio
Notícias ao Minuto

08:17 - 06/02/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alemanha

O Conselho Académico da Universidade de Dusseldorf, no Oeste da Alemanha, decidiu ontem (terça-feira) retirar o título de doutora à ministra alemã da Educação, Annette Schavan, acusada de ter plagiado a sua tese de doutoramento, conta o Jornal de Notícias (JN).

O presidente da instituição anunciou que o Conselho Académico declarou inválido o título da ministra alemã, obtido há 33 anos, e decidiu retirar-lhe o doutoramento, com 12 votos a favor, dois contra e uma abstenção.

O Conselho da Universidade de Dusseldorf concluiu que Annette Schavan, de 56 anos, incluiu "de forma sistemática e premeditada" na sua tese de doutoramento um trabalho intelectual que não é seu.

Apesar de estar ausente do país por motivos profissionais, os advogados da ministra democrata-cristã já anunciaram que vão recorrer da decisão.

A reacção dos partidos da oposição não tardou. A secretária-geral do SPD e número dois do principal partido da oposição já veio dizer que a ministra deixou de ter credibilidade. No mesmo sentido, a líder parlamentar dos Verdes defendeu que não é sustentável manter na pasta da Educação uma pessoa que violou normas académicas, por isso defende que a ministra deve demitir-se.

O único apoio político a Annette Schavan surgiu do interior do seu partido. O líder da bancada parlamentar declarou estar "firmemente convencido" de que a tese "respeita as normas que estavam em vigor há 32 anos".

As suspeitas de plágio que agora recaem sobre a ministra alemã sucedem ao caso protagonizado pelo ex-ministro da Defesa, o aristocrata bávaro Karl Theodor zu Guttenberg, que se demitiu em Março de 2011 e a quem foi retirado titulo académico, depois de reconhecer que tinha cometido "erros".

Nessa altura, a própria Annette Schavan foi uma das vozes mais críticas, afirmando que o caso a envergonhava, tanto como membro do governo alemão, como pessoalmente.

Pouco tempo depois foi a vez da deputada europeia do Partido Liberal (FDP), Silvana Koch-Mehrin, a quem a Universidade de Heidelberg retirou o título de doutora também por plágio.

Antes, outro deputado europeu do FDP, Jorgo Chazimar-Kakis, tinha sido despojado do seu título de doutor pelas mesmas razões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório