Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Boko Haram mata nove na Nigéria e oito nos Camarões

A organização extremista islamita Boko Haram matou nove pescadores, na Nigéria, e oito camponeses, nos Camarões, onde raptou outras 135 pessoas, noticiou hoje a agência AFP.

Boko Haram mata nove na Nigéria e oito nos Camarões
Notícias ao Minuto

20:40 - 05/08/15 por Lusa

Mundo Islão

Um sobrevivente e um líder sindical disseram que o Boko Haram matou os nove pescadores numa aldeia costeira perto do Lago Chade, no nordeste da Nigéria.

Os pescadores dirigiam-se, na terça-feira, à cidade piscatória de Baga, quando foram intercetados pelos extremistas, arrastados para fora das suas carrinhas e baleados, contou Abubakar Gamandi, líder do sindicato dos pescadores no estado nigeriano de Borno.

Segundo Abubakar Gamandi, os nove pescadores foram emboscados na localidade de Maduwari, quando se dirigiam para Baga, provenientes de Monguno.

Fontes locais citadas igualmente pela agência noticiosa francesa AFP relataram hoje que membros do Boko Haram sequestraram, numa aldeia do nordeste dos Camarões, 135 pessoas e mataram oito camponeses, incluindo duas mulheres.

O ataque ocorreu na terça-feira, na aldeia de Chakamari. Efetivos das forças armadas camaronesas integram um contingente regional que luta contra os extremistas do Boko Haram.

De acordo com um membro de um grupo de vigilância de uma aldeia vizinha, os elementos do Boko Haram incendiaram muitas casas antes de fugirem com os reféns.

Uma fonte da polícia confirmou o número de mortes e de sequestros.

A insurreição do Boko Haram provocou, desde 2009, mais de 15 mil mortos e saiu dos limites da Nigéria para os vizinhos Camarões e Chade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório