Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Detido segundo extremista judaico suspeito de matar bebé

O segundo extremista judeu suspeito de ter incendiado uma casa palestiniana, que resultou na morte de um bebé de 18 meses, foi hoje detido, informou o serviço de segurança interna israelita, Shin Bet.

Detido segundo extremista judaico suspeito de matar bebé
Notícias ao Minuto

22:55 - 04/08/15 por Lusa

Mundo Israel

"Um segundo homem, Eviatar Slonim, foi preso por pertencer a uma organização extremista", adiantou à agência noticiosa France Presse (AFP) o porta-voz do Shin Bet, sem fornecer detalhes sobre quaisquer acusações contra o suspeito.

Na segunda-feira foi preso o líder extremista Meir Ettinger, com cerca de 20 anos, suspeito de ser "o cérebro" de um grupo político extremista responsável pelo incêndio de 18 de junho passado, na Igreja da Multiplicação, nas margens do lago Tiberíade, um dos lugares santos do cristianismo.

Meir Ettinger é neto de Meir Kahane, um rabino fundador do movimento racista anti-árabe Kach, assassinado em 1990, e aguarda a decisão do Supremo Tribunal, podendo enfrentar até um ano de prisão efetiva pelos crimes alegadamente cometidos.

Uma estação de televisão israelita informou que o gabinete do Procurador-Geral, Yehuda Weinstein, tinha permitido que as autoridades colocassem os três suspeitos em "detenção administrativa".

Esta medida é normalmente aplicada em Israel contra os palestinianos, permitindo a detenção sem acusação ou julgamento por períodos de seis meses, renováveis.

De acordo com dados oficiais, atualmente, 379 dos 5.686 prisioneiros palestinianos detidos na prisão israelita estão em detenção administrativa.

O ataque de sexta-feira na Cisjordânia ocupada, que matou o bebé de 18 meses de idade Ali Saad Dawabsha, provocou uma enorme indignação internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório