Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Frente Nacional convoca Le Pen para discutir o seu futuro político

O fundador do partido francês de ultradireita Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen, foi convocado hoje para ser ouvido dia 20 pelo gabinete executivo daquela formação política para discutir o seu futuro político.

Frente Nacional convoca Le Pen para discutir o seu futuro político
Notícias ao Minuto

20:30 - 04/08/15 por Lusa

Mundo França

No passado 29 de julho, cerca de 94% dos militantes do partido pronunciaram-se a favor de Jean-Marie Le Pen deixar de ser presidente de honra do partido.

A votação foi anulada pela justiça francesa, porque a consulta não respeitou os estatutos vigentes, que obrigam à realização de um congresso.

Apesar da anulação da consulta, a Frente Nacional (FN), liderada pela sua filha Marine Le Pen, considerou que Jean-Marie Le Pen perdia a "legitimidade política para continuar a ser presidente de honra".

A reunião do próximo dia 20, segundo confirmaram fontes do partido, servirá para uma reflexão sobre o futuro político de Le Pen, de 87 anos.

O patriarca disse hoje à televisão BFMTV que a sua filja já "tinha prejudicado a campanha eleitoral" por ter lançado contra si uma "ação indigna".

À rádio Europe 1, Jean-Marie Le Pen ironizou sobre a convocatória em "plenas férias", algo que considerou uma "maldade intrínseca".

"Estou aberto a todas as aventuras em plenas férias, o que é uma delicadeza da senhora Le Pen", disse, referindo-se à sua filha.

A guerra no seio da FN teve origem quando Jean-Marie Le Pen considerou como um "detalhe" da história da II Guerra Mundial as câmaras de gás nazis, declarações pelas quais vai ser julgado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório