Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de 13 mil pessoas retiradas devido a incêndios na Califórnia

Mais de 13 mil pessoas foram retiradas no estado da Califórnia, no sudoeste dos Estados Unidos, nos últimos dias, devido a devastadores incêndios que consumiram milhares de hectares.

Mais de 13 mil pessoas retiradas devido a incêndios na Califórnia
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/08/15 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Segundo os mais recentes dados do Departamento Florestal e Proteção Anti-incêndios, CAL FIRE, mantém-se o alerta máximo no norte da Califórnia devido aos ventos e relâmpagos que se abatem sobre a região desde a semana passada.

A grave seca que se vive no estado e as elevadas temperaturas em alguns pontos tornaram esta zona no que o governador da Califórnia, o democrata Jerry Brown, descreveu como "um barril de pólvora".

O maior incêndio ativo -- denominado de 'Rocky Fire' -- lavra numa zona agreste entre os condados de Lake, Yolo e Colusa, no norte de Sacramento e a área vitivinícola do vale de Napa.

Segundo o porta-voz do CAL FIRE, Daniel Berlant, as chamas calcinaram mais de 25.090 hectares, estando o incêndio ativo desde 29 de julho controlado em 12%. Este fogo destruiu 24 casas e outras 26 estruturas.

O número de pessoas retiradas devido aos incêndios é de quase 13.200.

As autoridades estão confiantes de que o 'Rocky Fire' poderá ser dado como extinto na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto.

Mais de 3.100 pessoas tentam extingui-lo, um terço do total destacado por todo o território da Califórnia para travar o avanço das chamas que, no passado dia 30 de julho, provocaram a morte de David Ruhl, um membro do serviço de bombeiros.

O condado de Trinity, próximo do limite fronteiriço com o Oregón, no norte, regista dois dos mais extensos incêndios do estado.

O maior -- denominado 'Fork Complex' -- queimou já 10.200 hectares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório