Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Governo indiano anuncia acordo de paz "histórico"

O governo indiano anunciou hoje a assinatura de um acordo de paz "histórico" com um dos principais grupos rebeldes armados no nordeste da Índia, NSCN (na sigla em inglês), após várias décadas de violência e milhares de mortos.

Governo indiano anuncia acordo de paz "histórico"
Notícias ao Minuto

19:19 - 03/08/15 por Lusa

Mundo Conflito

"A violência nunca resolveu nenhum problema" e "o problema político em Nagaland persistiu durante seis décadas, com um grande número de vítimas", disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, depois da assinatura do acordo com o Conselho Nacional Socialista de Nagaland-Isak-Muivah (NSCN-IM).

O governante indiano recordou que o grupo rebelde respeitou o cessar-fogo durante quase duas décadas, lamentando, no entanto, que o conflito - "uma herança" da época da colonização britânica - "tenha levado tanto tempo a resolver".

Pouco mais de um ano depois de ter sido eleito, em maio de 2014, Modi nomeou um interlocutor do governo para iniciar conversações com os líderes rebeldes daquela região oriental.

O primeiro-ministro indiano supervisionou as negociações que acabaram num acordo que, segundo Modi, não representa "simplesmente o fim de um problema, mas sim o começo de um novo futuro" para todo o país.

O líder do grupo separatista, Thuingaleng Muivah, elogiou "a habilidade política" do primeiro-ministro ao ter conseguido uma "nova relação entre as duas partes".

Thuingaleng Muivah foi um dos promotores do movimento insurgente que no início da década de 1980 recusou um acordo, denominado Acordo de Shillong, entre o Conselho Nacional de Nagaland e o executivo indiano, e que em 1988 seria dividido em dois grupos, NSCN-Isak-Muivah e NSCN-Khaplang, após divergências nas conversações de paz.

O movimento defendia a criação de uma "grande Nagaland" através da anexação de território com população oriunda do nordeste indiano em regiões adjacentes, como Assam, Manipur e Arunachal Pradesh, e do vizinho Myanmar (antiga Birmânia).

O conflito causou cerca de 25.000 mortes desde a independência da Índia em 1947.

Em maio último, nove pessoas morreram, incluindo oito paramilitares, e outras cinco ficaram feridas num alegado ataque rebelde contra as forças de segurança indianas em Nagaland.

O ataque foi atribuído ao NSCN-Khaplang depois de romper o acordo de cessar-fogo com o governo central.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório