Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Violentos incêndios devastam Califórnia

Cerca de nove mil bombeiros combatiam hoje os violentos incêndios que estão a afetar o estado norte-americano da Califórnia, situação que já obrigou ao corte de auto-estradas e à deslocação de milhares de pessoas.

Violentos incêndios devastam Califórnia
Notícias ao Minuto

20:30 - 02/08/15 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Cerca de 9.000 bombeiros, apoiados por helicópteros e aviões com tanques de água, estão a lutar contra as chamas", referiu uma porta-voz da brigada de bombeiros Cal Fire, Lynnette Round, em declarações à agência francesa AFP, indicando que as entidades estão a acompanhar com particular atenção um incêndio em Lake County, a noroeste da capital estadual Sacramento.

Os bombeiros envolvidos nos trabalhos de combate às chamas são oriundos de vários estados norte-americanos. Esta semana, um bombeiro morreu no combate às chamas.

Até ao momento, cerca de seis mil casas foram evacuadas e várias estradas cortadas neste estado norte-americano, que enfrenta o quarto ano consecutivo de seca.

Cerca de 49 mil hectares já arderam desde o início desta vaga de incêndios, que começou na passada quinta-feira, segundo números fornecidos pelas autoridades estaduais.

A maioria dos incêndios teve origem em relâmpagos, enquanto as causas dos restantes permanecem desconhecidas. As autoridades indicaram, no entanto, que não suspeitam que os incêndios tenham origem criminosa.

As autoridades decretaram na sexta-feira o estado de emergência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório