Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Mais um caçador norte-americano suspeito de matar leão no Zimbabué

Um segundo caçador norte-americano está envolvido na polémica da caça de animais selvagens no Zimbabué, por ser suspeito de ter caçado um leão em abril, sem autorização, enquanto o promotor do safari está a ser ouvido pela Polícia.

Mais um caçador norte-americano suspeito de matar leão no Zimbabué
Notícias ao Minuto

18:45 - 02/08/15 por Lusa

Mundo Polémica

A detenção de Headman Sibanda, proprietário da agência Nyala Safaris, foi anunciada no sábado. "Ficou comprovado que o seu cliente era também um norte-americano que visitou o Zimbabué em abril", indicou o governo através de comunicado, ao mesmo tempo que a autoridade dos parques nacionais confirmou que se tratou de uma caça ao leão.

"O caso Headman Sibanda está ligado a um leão que foi morto por outro norte-americano", afirmou à France Présse Caroline Washaya-Moyo, porta-voz da autoridade dos parques nacionais (Zimparks).

Sibanda está a ajudar as autoridades nas investigações, de acordo com as autoridades governamentais, tendo o proprietário da agência revelado a identidade do caçador. Trata-se de Jan Cismar Sieski, originário da Pensilvânia, Estados Unidos.

O governo do Zimbabué ordenou um "inquérito alargado a toda a indústria da caça" no país, depois do escândalo da morte do velho leão de juba negra, Cecil, caçado em zonas próximas da reserva de Hwange, onde nasceu, por um norte-americano que caçava com arco e flecha.

Já foram anunciadas restrições imediatas à caça em todas as zonas limítrofes do parque de Hwange, salvo se os caçadores obtiveram uma autorização especial, escrita, para o efeito.

O governo já anunciou este domingo que os caçadores que se encontrem na região do parque devem abandonar o local imediatamente e anunciou uma reunião de crise com os profissionais do setor e associações de defesa da natureza, a realizar na terça-feira na sede da Zimparks.

Uma fotografia gigante do famoso leão do Zimbabué morto por um caçador de troféus esteve a ser projetada no sábado na fachada do Empire State Building, em Nova Iorque, num espetáculo sobre animais em vias de extinção.

"Projetar a Mudança no Empire State Building" é o nome da iniciativa criada para aumentar a consciência sobre a situação dos animais em vias de extinção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório