Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-diretor da Mt. Gox detido no Japão

Mark Karpelès está acusado de falsificação de contas e de acesso ao sistema informático da plataforma.

Ex-diretor da Mt. Gox detido no Japão
Notícias ao Minuto

16:19 - 01/08/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Japão

A Mt.Gox, fundada em 2011 por Mark Karpelès, era uma das maiores casas de câmbio eletrónica. Ali, faziam-se negociações da moeda virtual bitcoin.

A casa de câmbio foi extinta em fevereiro do ano passado, após o desaparecimento de 750 unidades da moeda, que pertenciam a 100 mil clientes. Na altura, Mark Karpelès, disse que a autoria do 'ataque' pertencia a 'hackers', que tinham conseguido aceder à plataforma. Agora, sabe-se que o fundador é o principal suspeito do desvio e já foi detido pela polícia japonesa.

A notícia está a ser avançada pelo jornal britânico Guardian, que cita o Departamento Metropolitano da Polícia de Tóquio.

O francês está sob suspeita de ter acedido ao sistema informático da plataforma com o intuito de criar um milhão de dólares artificiais, falsificando as suas contas e poderá ser responsabilizado pelo desaparecimento do montante eletrónico.

Este caso promete vir a afetar ainda mais a confiança dos negociadores nas bitcoins, o que pode levar a pedidos de reforço na regulação da plataforma, uma vez que esta não está associada nem controlada a nenhum governo central ou entidade financeira.

Se for declarado culpado, Karpelès terá de pagar até 500 mil yen (equivalente a 3,768 euros) ou enfrentar até cinco anos de prisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório