Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Deputado cria projeto-lei 'CECIL' para travar caça a animais ameaçados

Legisladores norte-americanos apresentaram hoje um projeto-lei para impedir caçadas controversas, como o caso do leão Cecil, icónico animal de um parque natural do Zimbabué morto por por um caçador americano.

Deputado cria projeto-lei 'CECIL' para travar caça a animais ameaçados
Notícias ao Minuto

20:54 - 31/07/15 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O projeto-lei de Robert Menendez, deputado do partido democrata do Senado de New Jersey, nos EUA, pretende restringir ainda mais a importação e exportação das espécies ameaçadas, incluindo todos os animais que não estão listados como "animais em perigo" ou "animais ameaçados" e que deveriam estar.

O Serviço de Vida Selvagem dos EUA (FWS), que mantém a lista dos EUA de espécies ameaçadas, propôs, em outubro do ano passado, adicionar-lhe o leão africano devido às perdas que se têm registado no seu habitat natural e também devido à relação cada vez mais conflituosa entre humanos e leões.

"A morte de Cecil foi uma tragédia evitável, que destaca a necessidade de estender a proteção da Lei de Espécies Ameaçadas. Quando temos preocupação suficiente sobre o futuro de uma espécie, deve-se propô-la para a lista", disse Menendez, explicando o motivo pelo qual pretende uma alteração na Lei das Espécies Ameaçadas de 1973.

Este projeto foi aprovado por outros democratas, contudo não se sabe se os republicanos, muitos dos quais se descrevem como caçadores e apoiantes dos direitos de posse de arma para os caçadores, apoiarão o projeto de lei.

O leão Cecil, do Parque Nacional de Hwange, no Zimbabué, foi morto por um dentista norte-americano que usou um arco e flecha para atingir o leão, alvejando-o a tiro no dia seguinte com o objetivo de o matar, o que provocou indignação mundial e gerou controvérsia em torno da caça e dos troféus animais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório