Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Al-Qaeda ataca quartel de rebeldes treinados pelos Estados Unidos

A Frente al-Nusra, filial síria da Al-Qaeda, atacou hoje um quartel de rebeldes treinados pelos Estados Unidos para combaterem o grupo Estado Islâmico (EI) no norte da província de Alepo, informou o Observatório sírio dos direitos humanos (OSDH).

Al-Qaeda ataca quartel de rebeldes treinados pelos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

18:04 - 31/07/15 por Lusa

Mundo Síria

Aquela organização não-governamental (ONG) assinalou que o ramo da Al-Qaeda desencadeou um ataque ao amanhecer contra várias bases de fações insurgentes, incluindo a Divisão 30, treinada pelo Ocidente para combater o EI, nos arredores da povoação de Azaz, perto da fonteira com a Turquia.

O OSDH indicou que mais de 50 combatentes da Divisão 30, integrados no Exército Sírio Livre (ELS), entraram este mês na Síria através do posto fronteiriço com a Turquia de Bab Salama, e concentraram-se na localidade de Al Malkia, em Alepo, após terem concluído o seu treino com instrutores ocidentais.

Na noite de quarta-feira, o líder da Divisão 30, Naim Hasan, e outros seis milicianos do grupo foram sequestrados por um grupo armado quando regressavam de uma reunião em Azaz.

A Divisão 30 acusou, em comunicado na sua página da rede social Facebook, a Frente al-Nursa de estar por detrás deste sequestro, enquanto fontes da organização 'jihadista' negaram ao OSDH esta informação.

Em maio, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, revelou que o seu país tinha começado a treinar rebeldes sírios moderados para combater o EI.

Esta semana, o primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu anunciou que Ancara tinha decidido criar uma "zona de segurança" no nordeste da Síria, livre de combatentes do EI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório