Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Jovens chechenas burlam membros do ISIS em plano arriscado

O plano das jovens foi bem-sucedido mas está a dar que falar, pairando no ar a possibilidade de uma retaliação por parte do Estado Islâmico.

Jovens chechenas burlam membros do ISIS em plano arriscado
Notícias ao Minuto

07:51 - 31/07/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Plano

Três adolescentes da Chechénia resolveram enganar militares do Estado Islâmico com o intuito de angariarem dinheiro para uma viagem, e o plano foi bem-sucedido, tendo sido transferidos cerca de três mil euros nas suas contas, conta o Metro UK.

O recrutamento do ISIS nas redes sociais é conhecido, aliciando jovens que queiram lutar pela causa em que acreditam, sejam homens ou mulheres. Assim, alguns membros do grupo extremista viram nestas adolescentes mais uma oportunidade de engrossar a lista de apoiantes.

Todo o plano foi estudado ao pormenor, as raparigas começaram a passar informações e a criar uma relação através de conversas online, enviaram fotos falsas e fizeram tudo o que esteve ao seu alcance para convencerem os membros do Estado Islâmico.

Tendo em conta todo o planeamento, e segundo o Metro UK, o projeto não podia ter terminado de melhor forma, pois as adolescentes ganharam a confiança dos homens com quem falavam, lamentando a falta de dinheiro para a viagem.

As relações foram fortalecidas e os membros do ISIS transferiram dinheiro para as contas das jovens, pelo que o seu principal objetivo foi cumprido ao conseguirem o dinheiro para passarem umas boas férias. Depois de o dinheiro estar disponível, as raparigas cortaram relações com por completo com os radicais islâmicos.

A atitude das adolescentes está a dar que falar, não fosse o grupo conhecido pela extrema violência e por existir uma forte possibilidade de retaliação. No entanto, as jovens acreditam que o plano correu como esperado e acabaram por tornar a história pública.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório