Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Presidente da Generalitat catalã pede apoio para lista independentista

O Presidente do governo autónomo catalão (Generalitat), e do partido Convergência Democrática da Catalunha (CDC), Artur Mas, pediu hoje o apoio para a candidatura independentista Juntos pelo Sim, nas eleições autonómicas de 27 de setembro.

Presidente da Generalitat catalã pede apoio para lista independentista
Notícias ao Minuto

23:02 - 30/07/15 por Lusa

Mundo Artur Mas

Para justificar o pedido, Mas disse que esta candidatura "é a que realmente assusta Madrid" e também a que "dá a cara".

Mas fez estas declarações durante o Conselho Nacional do CDC, feito num hotel de Bellaterra, em Barcelona, a que os meios de comunicação puderam assistir.

O Presidente catalão fez um apelo aos cidadãos da Catalunha para que em 27 de setembro "não se enganem na lista, porque esta é a forte, é a que realmente impressiona, porque articula a Catalunha", argumentando: "Se assim não fosse, vejam como reagem em Madrid desde há uns dias, como gritam".

Insistindo neste ponto, Mas acrescentou: "Digamo-lo de forma clara, o projeto que temem é o da lista Juntos pelo Sim, o que vamos ver a partir de agora, em cada ameaça, em cada grito, em cada insulto e em cada jogo sujo".

O Presidente da Generalitat pediu que se apostasse "na lista que realmente dá a cara e faz avançar o país".

O CDC, adiantou, estava obrigada a "contribuir de forma positiva" para a unidade faz forças do "'sim' à liberdade e à soberania plena da Catalunha".

Mas adiantou que "formalmente (as próximas) serão umas eleições autonómicas" e na segunda-feira vai assinar um decreto normal, "mas outra coisa é como as vamos entender politicamente, uma vez que vão ser um plebiscito pela liberdade e soberania da Catalunha".

A lista "Juntos pelo Sim" promete, se ganhar as eleições regionais de 27 de setembro, executar um roteiro para a independência com a criação de instituições estatais como uma administração fiscal.

O processo, preveem os seus apoiantes, deve terminar em 2017, o mais tardar, nesta região com 7,5 milhões de habitantes, que representa 20% do produto interno bruto de Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório