Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Polícia acha que Rússia esteve envolvida em assassínio de ex-espião

A Polícia Metropolitana de Londres acredita que o Estado russo "de uma maneira ou de outra" esteve envolvido "no assassinato" do ex-espião russo Alexander Litvinenko, envenenado com polónio-210 na capital britânica em novembro de 2006.

Polícia acha que Rússia esteve envolvida em assassínio de ex-espião
Notícias ao Minuto

20:25 - 30/07/15 por Lusa

Mundo Londres

Durante uma deslocação realizada hoje ao Tribunal Superior de Londres, o representante legal da MET (sigla em Inglês daquela polícia) afirmou que a Rússia "poderia ter estado atrás da conspiração".

Richard Horwell afirmou que "as provas sugerem que a única explicação credível é que, de uma maneira ou de outra, o Estado russo esteve envolvido no assassínio do senhor Litvinenko".

Mas sublinhou que isso não significa que tenha sido o Presidente russo, Vladimir Putin, o autor da ordem para matar o antigo agente do KGB.

As autoridades britânicas acusam pelo crime os ex-agentes russos Andrei Lugovoi e Dmitri Kovtun, com quem Litvinenko tomou chá no Hotel Millenium de Londres em 01 de novembro de 2006, mas estes negam a sua implicação e Moscovo rejeitou os pedidos para a sua extradição.

Litvinenko, que foi envenenado em duas ocasiões com a substância radioativa polonio-210, faleceu em 23 de novembro de 2006.

"Os ataques a Litvinenko são atrozes. Foi uma morte extremamente dolorosa. Nunca chegaremos a saber quais serão os efeitos a longo prazo do polónio para os londrinos, disse Horwell, que acrescentou que os suspeitos deixaram rastos radioativos.

"Lugovoi e Kovtun não são uns assassinos torpes, como muitos sugeriram. São ignorantes, simplesmente. Se tivessem conhecido a verdadeira natureza deste veneno, teriam sabido que deixa um rasto radioativo", argumentou.

A investigação judicial britânica a esta morte começou em 27 de janeiro com autorização do governo de David Cameron, que no início tinha recusado a sua realização por receio de prejudicar as relações com a Federação Russa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório