Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Seis manifestantes esfaqueados durante marcha pelo orgulho gay

De acordo com as autoridades, o autor das mortes foi um judeu ultraortodoxo.

Seis manifestantes esfaqueados durante marcha pelo orgulho gay
Notícias ao Minuto

18:21 - 30/07/15 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Jerusalém

Cerca de 5.000 pessoas marcharam hoje em Jerusalém para reivindicar os direitos da comunidade LGBT, um evento protegido por centenas de agentes de segurança. Durante o evento, seis manifestantes foram esfaqueados, avança o The Guardian.

De acordo com a polícia, o autor dos crimes foi um judeu ultraortodoxo que terá entre 30 a 35 anos. O mesmo homem já tinha ferido outras três pessoas durante outra marcha pelo orgulho gay em 2005. Trata-se de Yiashaï Shlissel, saído da prisão há apenas três semanas após cumprir 10 anos pelo ataque anterior, segundo fonte oficial citada pela agência France Presse (AFP).

Em declarações ao The Guardian, uma testemunha conta que estava à conversa com uma das vítimas quando um homem o abordou com uma "faca enorme", deferindo múltiplos golpes no manifestante. Das seis vítimas, duas estão em estado muito grave.

A mesma testemunha conta que o homem corria entre os manifestantes enquanto deferia diversos golpes naqueles que encontrava, gritando: "Odeio-vos a todos". Só parou com a chegada das forças policiais, que rapidamente o deitaram ao chão e levaram para a esquadra.

Cerca de 5.000 pessoas marcharam hoje em Jerusalém para reivindicar os direitos da comunidade LGBT, um evento protegido por centenas de agentes de segurança.

É de referir que este tipo de manifestações têm dividido as comunidades israelitas. Por um lado, os mais jovens lutam pela criação de ideologias contemporâneas, que têm chocado com os comportamentos ultraconservadores da comunidade judia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório