Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

EUA consideram credíveis notícias sobre morte do líder dos talibãs

Os EUA consideraram hoje como credíveis as informações sobre a morte do líder dos talibãs, o mullah Omar, confirmada também hoje pelo Presidente do Afeganistão, Ashraf Gani, que afirmou que o falecimento ocorreu em abril de 2013.

EUA consideram credíveis notícias sobre morte do líder dos talibãs
Notícias ao Minuto

20:41 - 29/07/15 por Lusa

Mundo Mullah Omar

"Cremos que as informações sobre a sua morte são credíveis", comentou em conferência de imprensa o porta-voz ajunto da Presidência norte-americana, Eric Schultz.

O porta-voz de Barack Obama acrescentou que os serviços de informações estão a rever as informações e as "circunstâncias" em que morreu o líder talibã.

Segundo Schultz, o governo dos EUA ainda não está em condição de poder confirmar a data do óbito.

"O governo da República Islâmica do Afeganistão, baseando-se em informação credível, confirma que o líder dos talibãs, o mullah Omar, morreu em abril de 2013 no Paquistão", anunciou hoje Gani na sua conta na rede social Twitter.

O porta-voz da Direção Nacional de Segurança, Abdul Hassib Sediqi, afirmou à agência Efe que a morte do líder insurgente ocorreu num hospital da cidade paquistanesa de Carachi, no sul do país.

"O mullah Omar estava doente e foi hospitalizado há dois anos e quatro meses num hospital, mas não sabemos se morreu por doença ou outro motivo", detalhou.

"Tínhamos esta informação desde há dois anos, mas agora é mais fiável", acrescentou Sediqi, que anunciou ir dar mais informação sobre a morte de Omar nos próximos dias.

As informações sobre a morte do líder talibã tinham-se multiplicado nos últimos meses.

Em abril, os talibã difundiram através da internet a primeira biografia oficial do mullah Omar, desmentindo a sua morte com este gesto insólito.

Agora, porém, os talibãs mantiveram-se silenciosos desde que surgiram, durante a manhã, alusões à morte do seu líder.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório