Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

França e Irão selam reconciliação com visita de ministro francês

A França e o Irão selaram a sua reconciliação durante a visita de hoje, à Teerão, do ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, que convidou o Presidente iraniano, Hassan Rohani, a visitar Paris.

França e Irão selam reconciliação com visita de ministro francês
Notícias ao Minuto

16:46 - 29/07/15 por Lusa

Mundo Teerão

Duas semanas depois da assinatura de um acordo nuclear em Viena entre o Irão e as grandes potências ocidentais, incluindo a França, Fabius é primeiro chefe da diplomacia francesa a visitar o Irão em 12 anos.

"Sou portador de um convite da parte do Presidente da República Francesa (François Hollande) para que o Presidente do Irão visite a França, se lhe convier, no mês de novembro", disse Fabius numa conferência de imprensa com o seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif.

Fabius acrescentou que se pudesse resumir em duas palavras o sentindo e o estado de espírito em que se realizou a visita diria "respeito e relançamento".

"Nós somos dois grandes países independentes, a França respeita o Irão, a sua cultura, o seu papel na história (...) e os seus sofrimentos. Eu penso nos sofrimentos pelos quais passaram durante a guerra Irão-Iraque (1980-1988)", salientou Fabius.

Zarif, confirmando o relançamento de "um diálogo político ao nível ministerial" entre os dois países, disse que atuará, nomeadamente, na luta contra o terrorismo e o tráfico de droga.

O ministro iraniano sublinhou que após o acordo nuclear de Viena, Paris e Teerão irão "começar um novo capítulo no sentido do interesse comum".

O Irão e o Grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, EUA, Rússia, China, França e Reino Unido, mais a Alemanha) assinaram no dia 14 de julho, em Viena, um acordo nuclear duradouro que garante que Teerão não tentará obter uma bomba atómica, recebendo como contrapartida um levantamento das sanções económicas que lhe foram impostas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório